Gatinho filhote como cuidar ?

Gatinhos podem começar a comer ração seca bem jovens, e a maioria gosta bastante. Recomenda-se que a ração seca esteja disponível o tempo todo, para adultos ou filhotes, independentemente de outro tipo de alimentação. Uma tigela de ração seca vai permitir que eles “belisquem” sempre que tiverem vontade.

Água
Seu gatinho precisa de água disponível o tempo todo. Gatos gostam de água o mais fresca possível e podem se recusar a beber água parada por longo tempo. Por isso, troque a água todos os dias. Use potinhos de base larga, que são mais difíceis de virar.

Leite
Não dê leite de vaca para seu gato filhote ou adulto. Muitos gatos são intolerantes à lactose, o que pode irritar o estômago e causar diarréias sérias.A diarréia também pode ser fatal ao gatinho, já que seu corpo se desidrata muito rápido. Gatos recém-nascidos produzem a enzima chamada lactase, que digere a lactose, mas a produção é interrompida depois que eles desmamam. Portanto, nunca dê leite! A água é o único líquido de que seu gato precisa.

Local para dormir
Filhotes costumam se aconchegar junto da mãe e irmãos para ter conforto e calor. Por isso, seu gatinho precisa de um lugar quentinho para dormir, principalmente em cidades de clima frio. Há vários tipos de caminhas disponíveis no mercado, mas seu filhote vai ficar totalmente satisfeito com uma caixa de papelão forrada com um cobertor ou colcha. Deixe o forro bem fofo, cobrindo inclusive as laterais da caixinha, para o gatinho se aninhar. Tente deixar a cama bem justinha; gatos adoram ficar enroladinhos em locais apertados.

Caixa de areia
Gatos são instintivamente limpos, por isso treinar seu filhote a usar a caixa de areia é uma tarefa bastante simples. Coloque a areia em uma bandeja de plástico ou uma caixa específica para isso. A areia higiênica ou sanitária na verdade é um granulado de sílica, madeira, trigo ou outro material e pode ser encontrada em mercados ou pet shops. Experimente várias e escolha a que melhor se adapta a você e ao seu gatinho. Dê-lhe um tempo para descobrir o que deve fazer. Seguindo seus instintos, é provável que o filhote cave um buraco, faça seus dejetos e depois os enterre. Elogie-o por qualquer tentativa neste sentido, e ele logo aprenderá a fazer tudo direitinho.

Brinquedos
Gatos são animais muito brincalhões. Filhotes, quando acordados, passam a maior parte do tempo brincando e até gatos adultos de qualquer idade brincam de vez em quando. Há vários brinquedos à venda no mercado, mas você não precisa gastar muito, já que gatinhos adoram brincar com brinquedos caseiros também.