Como a doença das rosas virou doença dos gatos...

A esporotricose é uma doença causada por um fungo que vive naturalmente no solo, o Sporothrix sp.. No Brasil, o Sporothrix brasiliensis é o agente etiológico mais prevalente, embora schenckii também seja encontrado em menor proporção. Os gatos são as maiores vítimas do problema, que é uma micose causadora de lesões sérias e potencialmente fatais quando não tratadas em tempo hábil.

Por muito tempo, a esporotricose foi conhecida como a "doença do jardineiro", já que era comum entre esses profissionais, assim como em agricultores e outros indivíduos que tivessem contato com plantas, solo ou tábuas úmidas contaminados pelo fungo.

O fungo Sporotrhix spp habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e na madeira. Os humanos podem se contaminar por meio do contato com esses materiais, mas atualmente a forma mais comum é através dos gatos. Os felinos são mais expostos à doença, pois é comum que gostem de brincar com vegetais ou mesmo na terra. Quando os gatos transmitem a doença para o ser humano, ela é chamada de esporotricose zoonótica.
Gratidão por estar conosco! Precisamos e pedimos que compartilhe para podermos alcançar mais pessoas e assim espalhar nossos artigos a favor da causa animal.